Header

ARQUIVO: Alex Turner sobre John Lennon

Da simplicidade das canções de amor aos olhos caleidoscópios e pop declarante, John Lennon foi um compositor-master, diz o próprio mestre das palavras de Sheffield.

john-lennon
“Eu me lembro de quando eu comecei a compor e a escrever letras; eu queria muito ser capaz de escrever uma canção do tipo ‘I Am The Walrus’. E achei muito difícil. Você a ouve e soa como se tudo fosse sem sentido, mas é realmente difícil de escrever aquele tipo de coisa e torná-lo atrativo, sabe?”

“Lennon definitivamente tinha o jeito pra isso, naqueles tempos. Mesmo ‘Come Together’, que recentemente tocamos nas Olimpíadas [de Londres, 2012], achei aquela música muito difícil para sequer se aproximar dela. Ouvi essa música centenas de vezes antes mas não tem nela uma palavra sequer que conduza de forma lógica à próxima. É tudo uma mistura, mas não é só isso, se você sabe o que eu digo. Pinta uma quadro seu e te põem neste lugar. Ele tem uma forma de te conduzir a lugares com estas palavras incomuns, que não fazem sentido, mas que também fazem perfeito sentido.”

“Mas tem também esse outro tipo de música que ele faz muito bem, onde o compositor está cantando quase bem ao ouvido do ouvinte e você sabe exatamente aonde irá, mas você quer do mesmo jeito. Eu adoro as cenas do filme ‘Gimme Some Truth’¹ onde estão filmando ele na sua casa com o Spector²; quando ele está fazendo suas tomadas vocais para a música ‘Gimme Some Truth’ e ele apenas bota tudo pra fora, com toda essa ameaça e raiva em sua voz. Sou atraído àquele Lennon raivoso, muito embora seja uma outra coisa que não descobri como fazer ainda! Definitivamente, ele merece toda a aclamação e todas as acoladas [honras] que recebe.”

 

Notas
1 Gimme Some Truth: The Making of John Lennon’s Imagine Album. Documentário focado na produção do segundo disco de John Lennon: “Imagine” (1971). O dumentário traz convidados como Miles Davis, Andy Warhol e Jack Nicholson, etc; excerto da entrevista à BBC, revelando sua vida íntima com Yoko Ono.
2 Phil Spector, produtor musical, compositor, e o criador do método de produção Wall of Sound.

 

Data: 20/09/2012

Fonte: NME (Ordem do texto oriundo da revista)

COMENTE!