Header

5 FATOS QUE (TALVEZ) VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O ‘AM’

No final de 2013 a NME entrevistou Alex Turner com perguntas bem rápidas sobre o álbum e criou uma lista de 5 curiosidades que talvez você não conheça. Confira:

5 fatos sobre o ‘AM’

amwaves2

1. O CD quase não se chamou ‘AM’

Eu tinha esse velho Rickenbacker mas que a gravamos muito nele apesar de tudo. Não tinha botões, só dois buracos. E esse pequeno amplificador preto ficou conhecido como ‘The New Black’. Passou pela minha cabeça dar esse nome para o álbum.

2. Solos de guitarras doidos foram banidos

Eu estava tentando não fazer tantos “wraaaaags”!, porque já tínhamos feito isso muitas vezes. Nada de muito barulho dessa vez.

Don't Believe The Hype

 

3. Surdos foram banidos também…

Pessoas usam o surdo muito no palco. Porra, na hora que o surdo toca na frente do amplificador dá pra fazer uma bandeira sacudir na frente dele.

 4. O solo de ‘One For The Road’ era originalmente da ‘Fireside’

Estava posicionado de uma forma diferente, mas que não parecia se encaixar. Esse é um pequeno segredo para vocês.

5. Meias Luas foram essenciais

Eles são tão proeminentes. Nós tivemos meias luas em todos os álbuns provavelmente – até quando não fazia diferença – mas desta vez foi como, ‘temos que fazer isso certo’. Eu toquei muito meia lua na gravação – era como uma constante batalha entre eu e o James Ford (produtor).

 

E a história por trás da capa do álbum…

AM Bra

Eu lembro a primeira vez que fizemos uma gravação, e eu vi isso voltando e fazendo o equalizador ir – os arranha-céus verde e o vermelho subindo e descendo. Havia algo muito de especial sobre isso, é bem sexy. E o vídeo para o “Do I Wanna Know?” meio que subscreve essa idea, assim como a capa do álbum – é o som que faz o visual.

Eu fiz um rascunho disso e se tornou a capa. É como as ondas AM, mas algumas pessoas dizem que parece um sutiã, e eu acho que elas estão certas! Isso na verdade não tem um A e um M, mas é a forma como as ondas ficam maiores e menores e maiores.

vu

‘VU’, The Velvet Underground

The Velvets tinham uma imagem da medida de unidade de volume no álbum deles (VU, que poderia significar tanto o nome da banda Velvet Underground ou volum unit), então eu pensava “O que há no AM?”. É o contrário de PM e suas ondas sonoras. Então isso pareceu bastante surpreendente para mim. E também parecia de alguma forma correlacionar com o som do CD também.

07/12/2013 NME

COMENTE!