Header

ARTIGO: Alex Turner: Guia para o ‘Suck It and See’

Alex faz uma pequena turnê nas faixas de Suck It and See’, tecendo comentários sobre suas estórias e revelando o processo de desenvolvimento do álbum.

suck
She’s Thunderstorms
“Lembro de compor essa quando estava tendo uma tempestade. Elas ficam meio malucas por lá [em New York], tipo, apocalípticas. Estou sempre tentando pensar em formas diferentes de como descrever alguém, mas de elogiá-las, também. Então nessa, curti a ideia de que ela nem mesmo é uma tempestade, ela é mais que isso. Eu meio que gosto do fato de que ela é plural. ‘Tempestades’ são, ‘cê sabe, impressionantes!”

Black Treacle
“Esta foi feita muito mais tarde. Eu assisti a alguns faroestes quando estava fazendo ela, como Butch Cassidy and the Sundance Kid, do qual pega uma referência. Eu queria também só pôr “piercings de umbigo” na música; pensei que seria bom. Eu meio que queria fazer isso por algumas semanas e, então, consegui encaixar nela. Por que? Eu não tinha pensado nisso por um tempo e de alguma forma eles [piercings] me ocorriam sempre. E depois, pensei nessa coisa de eles e as estrelas sendo justapostos.”

Brick By Brick
“É apenas uma piada, não é? Têm, tipo, três ‘rock’n’rolls’ nela. Estávamos em turnê em Miami uma vez e tínhamos acabado de pegar um longo voo pra lá e tivemos a ideia para uma música chamada ‘Brick By Brick’, e então, a escrevemos naquela noite, numa espécie de bar. Mas estava bem vaga; pensamos nela como o conceito de uma música e todas essas coisas que você quer fazer—tijolo por tijolo—e simplesmente fizemos uma lista delas, que era provavelmente três vezes maior, contando que terminou aquela noite e algumas das semanas seguintes.
Provavelmente, foi a primeira música que fizemos pra este [disco]. Trabalhamos também no ‘Brick by Brick 2.0’; se chama ‘IDST’. Você se lembra disso? Quando você escrevia num banco de ônibus, ou que seja, ‘Eu amo qualquer um que ame IDST’—If Destroyed Still True? (Se destruído, ainda é real?). Então aquilo era muita coisa ao mesmo tempo.”

The Hellcat Spangled Shalalala
“Há sempre um monte de palavras em nossas músicas, não nesta. E eu estava tentando achar uma forma de ser um pouquinho mais econômico. Então, pensamos que o jeito de fazer isso é tendo refrões bem simples, mas com versos liricamente bem complicados — e essa foi uma delas. Digo, foi baseada num lugar em que estive, mas eu não quero que necessariamente seja o que os ouvintes a associem. Pois, talvez elas possam relacionar ao lugar que estejam. Eu não quero arruiná-la dando um mapa — e algumas das grandes harmonias nessa música também. A batida favorita de James Ford [produtor] ‘tá nessa música. Começa no “uh-oh-uh-oh-wo”. Talvez seja porque soa como os Klaxons. Eu sempre acho que ele prefere eles a nós.”

Don’t Sit Down ’Cause I’ve Moved Your Chair
“Bem, isso foi algo que alguém disse. Oh, para dizer a verdade, eu que disse para alguém, cuja cadeira eu tinha movido e não queria que se machucasse. Isso foi enquanto estávamos no estúdio fazendo a gravação do Submarine e James disse, ‘Oh, um som garage dos Nuggets anos 60 poderia ser chamada assim.’ E depois pensamos,’ bom, ok, se é algo que você não pode fazer (sentar, porque eu movi sua cadeira), então que tipo de coisa ridícula você consegue fazer que são provavelmente muito mais perigosas que se você apenas se sentar? Mas eu também gostei muito disso, cê sabe, você não quer que as pessoas estejam sentadas, quer? Você as quer de pé. Esse vai ser nosso primeiro single, eu acho.”

Library Pictures
“Definitivamente, essa é onde eu acho que as palavras ficam em segundo plano. É quase um caos. Tipo, todos os sons—toda a música, guitarras e a bateria—tudo é bem maluco e tentei fazer com que as letras se encaixassem, também. Será que eu já fiz aquela coisa do William Burroughs, quando você corta as palavras e as arranja aleatoriamente? Não, na verdade nunca fiz isso fisicamente, mas talvez um pouquinho na cabeça. Nós a gravamos num dia de muita ressaca e tivemos um ótimo dia. Foi uma ressaca muito boa mesmo, uma das boas.”

All My Own Stunts
“Josh [Homme] veio e cantou nesta. Ele é muito dominante, a voz dele. Quando você grava a voz dele é tipo impressionante, é incrível. O que mais posso te dizer sobre essa? Tem outra referência a filmes de cowboys. Isso já diz, ‘I’ve been watching cowboy films on gloomy afternoons’, que foi o que eu estava fazendo naquele momento. Também onde nós nos deixamos ter um pouquinho de animação.
Não têm tanta animação neste [álbum] quanto no último; nós a racionamos. No final você também ouve um trechinho dessa música que fizemos enquanto estávamos lá no estúdio, chamada ‘I’m From High Green’, que é de onde somos. Foi uma coisa que cantávamos bastante, nós quatro, enquanto estávamos lá. Como é que faz mesmo? Ah sim, você tinha que fazer numa espécie de estilo vocal do Chris Cornell: ‘I lost my accent/I live the dream/but I still like my ale/because I’m from High Green’. Mais ou menos assim. Cuidado com isso, você ganhou uma palinha.”

Reckless Serenade
“Eu considero esse tipo de som o melhor. Eu gostei muito de gravar esta; acho que acabou sendo a melhor. É apenas uma canção de amor, imagino. Em termos de sonoridade, eu acho que muitas das coisas que estivemos ouvindo eram como os Pixes. Têm uma bateria bem consistente, que se encontra um pouco naquela melodia.”

Piledriver Waltz
“Esta está na trilha do Submarine, embora eu não a tenha escrito especificamente para isso. Eu tinha várias coisas em vista que eram calmas demais para serem músicas dos Monkeys—bem, era o que pensava, de qualquer forma… Então disse, que tal essa; e Richard [Ayoade, diretor] gostou dela. Mas depois, estávamos colocando esta [na trilha] e eu realmente pensei que ela poderia se encaixar com ‘Thunderstorms’ e ‘Suck It And See’.
Então pensamos em por que não apenas fazer uma outra versão [gravada com a banda completa], porque a do Submarine é só James e eu; ele tocou bateria e tem umas cordas e outras coisas nela. Eu pensei que fazer o Submarine me conduziria a alguma das canções desse álbum também.”

Love Is A Laserquest
“Eu nunca fui de ouvir músicas country, era apenas algo que decididamente não me interessava, até muito recentemente. Eu sempre fui, ‘Nah, não curto aquele mundo’, mas eu comecei a prestar atenção nele agora. Não é o tipo de música a que eu sou maluco, mas as letras são realmente muito boas. Como Hank Williams, George Jones e Roger Miller e mesmo Johnny Cash—eles são sabichões, esses caras, que escrevem música country boa, ‘cê sabe. São bem engraçadas ou bem tristes. E eles fazem isso muito bem. Essa música [Love Is A Laserquest] tá o mais próximo daquilo. Não na sonoridade, mas nas letras.”

Suck It And See
“Essa é uma coisa que comecei a escrever quando gravávamos as faixas do Submarine. Simplesmente me veio a melodia e refrão, é meio ‘Beach Boyschesco’, que é algo que tenho ouvido muito no momento, e sempre. Decidimos fazer dela a faixa-título quase perto do fim [das gravações]—uma vez que a coisa do pedal não tinha dado certo mesmo. No começo, quando nós tocamos para algumas pessoas, eles nos perguntaram sobre a referência a gasosa, nonde diz “dandelion and burdock”; um monte de pessoas não entendem isso e não se dão conta do que é.
Algo que gosto é a ideia de pôr coloquialismos onde elas ficam estranhas—especialmente em algumas das músicas como as confusas e mais pesadas, sinto que fica bem engraçado quando você pode cair em algo muito britânico, no nível das guitarras do ‘Raw Power’.”

That’s Where You’re Wrong
“Foi em suma sobre ter palavras que não chegavam no encaixe dessa. Foi uma das últimas que fizemos quando estávamos em Londres, antes do Natal. Nós a fizemos em um dia. É um pouco como ‘505’—aquela faixa do segundo álbum, que tem apenas dois acordes; e por um momento queríamos fazer uma música como aquela novamente. Tem diversos bons exemplos disso, como aquela música ‘All My Friends’, do LCD Soundsystem.
São só dois acordes que crescem e crescem. Mas, por um momento, eu não tinha letras para tal—estava só cantando ‘Edge and Bono’. Tem uma demo disso em algum lugar, onde a maior parte é de ‘Edge and Bono’. Não sei mais o que dizer sobre essa. Essa veio um pouco mais tarde, mas funcionou.”

 

Data: 23/03/2011

Fonte: NME

COMENTE!