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NOTÍCIA: Arctic Monkeys entre os artistas a integrarem a FanFair Alliance

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Os empresários dos Arctic Monkeys, juntamente com os de PJ Harvey Gallagher, Chvrches, Nick Cave & the Bad Seeds, Mumford & Sons, One Direction, entre outros, se uniram para criar a FanFair Alliance, uma organização nova dedicada à luta contra as práticas injustas no mercado de ingressos de segundos. De acordo com a Alliance, a indústria de revenda vale mais de 1 bilhão de libras anualmente, baseado nas estatísticas de Viagogo, StubHub, GetMeln e Seatwave. A organização traçou quatro medidas para parar “as receitas da economia criativa”: Execução (dos Direitos dos Atos do Consumidor de 2015), Transparência (sobre vendedores online), Responsabilidade (garantia de conformidade das corporações com a lei) e Providência (criminalizando o “mau uso da tecnologia”).
A organização também oferece uma declaração, que os fãs podem assinar. Lê-se:
1. Tomar medidas que garantam que os ingressos ‘primários’ alcancem os verdadeiros fãs. Fãs não devem pagar mais que o valor original de face¹.
2. Exigir que os vendedores primários de ingressos tomem todas as medidas possíveis para manter o inventários longe dos sites de revendas que apoiam o preço acima do valor de face.
3. Exigir que os vendedores de ingressos primários monitorem livros de vendas por agências e cancele tais transações, se necessário.
4. Apoiar a tecnologia progressiva que visa impulsionar as vendas primárias, promover a troca de apenas do ingresso de valor-de-face ou reduzir as atividades da agência.
5. Apoiar a legislação pró-consumidor que vai regular as práticas das plataformas de vendas de ingressos secundários e forçá-los a mostrar responsabilidade corporativa.
Num comunicado, Ian McAndrew (empresário dos Arctic Monkeys e Royal Blood) disse:

Ian McAndrew
O objetivo da FanFair Alliance é tomar uma posição unificada contra esse rebuliço aproveitador do mercado secundário de ingressos. Estou muito contente estamos lançando com tamanha onda de apoio e espero que mais venham à bordo para se juntar a nós. Partilhando do conhecimentos, abraçando a tecnologia progressiva e aplicação da legislação do consumidor, podemos dar passos significativos na redução de uma indústria de vários milhões de libras, que impacta nos fãs de música e amplamente a economia musical.
A FanFair visa tomar uma abordagem pragmática. Isso é o por quê de nós também estamos pedindo ao Governo que tome medidas e destine recursos para cumprir a legislação em vigor. Com isso, podemos interromper drasticamente a agência mais odiosa e nos ajudar a ter mais bilhetes valor de face nas mãos de fãs. Mas o apoio é crucial. Caso contrário, os fãs vão continuar a ser explorados e nós da indústria continuaremos a lutar uma batalha difícil.

 

Nota
1. Valor de uma obrigação, nota ou outro título como expresso no certificado ou instrumento. O valor de face é o montante sobre o qual o pagamento de juros é calculado.

Data 14/07/2016

Fonte: Pitchfork (adaptado) / FanFair Alliance

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