Header

Eu aposto que você fica bem nos… Charts, Single e B-sides! – Especial 10 anos

Neste super especial de 10 anos, juntamos todas as informações sobre o primeiro e o mais famoso hit dos Arctic Monkeys em 3 partes. Confira a história e as grandes conquistas do single!

bet

“Tudo começou daquela coisa de tambor no início”, Alex disse.“Eu acho que era algum tipo de exercício que (Matt Helders) viu em algum lugar.”

O ROMANCE ENTRE CHARTS E A MÚSICA

A canção foi o primeiro single do álbum de estreia da banda, lançado no Reino Unido há exatos 10 anos no dia 17 de outubro de 2005, pela gravadora Domino Records. Estreou no topo da parada britânica (UK Single Charts), vendendo 38.962 cópias e figurou na sétima posição do rank The 500 Greatest Songs of All Time e 11º Best Song of the Last 15 Years, ambos pela NME. Em 2007 a NME fixou o single na décima posição da lista 50 Greatest Indie Anthems Ever. A música recebeu diversos covers de muitos artistas, confirmando o impacto do sucesso da música.

 

HISTÓRIA DO SUCESSO, O SHOW QUE O PAVIO EXPLODIU

O single foi lançado durante uma pequena turnê que a banda fazia na Inglaterra, se apresentando em pequenos estabelecimentos. Entretanto, o single teve excelente recepção e o público foi aumentando, culminando em 2.000 pessoas na primeira grande apresentação da banda em London Astoria.

Duas semanas após a performace em Astoria London, a banda foi convidada para estampar a capa da NME. A frase “I like to think we’re more than just the next hype band” (Gosto de pensar que somos mais que apenas a próxima banda do momento) foi um dos destaques da entrevista.

nme cover

A VERSÃO ‘DEMO’ PARA A FINAL – 3 TENTATIVAS

“Bet You Look Good on the Dancefloor” (Sem o “I”), como antes era chamada, inicialmente foi uma demo lançada em Beneath the Boardwalk, álbum não oficial de 18 faixas que a banda distribuia gratuitamente em suas pequenas apresentações em 2004 — depois disponível online pelo Myspace — enquanto ainda estavam no anonimato.

 

I Bet you Look Good on the Dancefloor (Demo)

 Levou três tentativas para eles conseguirem finalizar a canção. Primeiro foi com o produtor Alan Smyth. Então houve uma outra versão mais rápida gravada com James Ford e Rich Costley. Finalmente, com Jim Abiss no balcão de gravação e foi finalizado por ali.

 

B-SIDES DE GRANDES FEITOS (E de respeito)

betloo

Bigger Boys and Stolen SweetheartsUma versão atualizada da demo Bigger Boys and Stolen Sweethearts foi lançada como b-side do single, que também pertencia ao pseudo-álbum Beneath the Boardwalk.  Sempre lembrada pelos fãs, ela acompanhou o grande sucesso da “…Dancefloor” mas permaneceu apenas como B-Side. A música foi inspirada em uma antiga namorada de Alex e Helders (link da história)

Chun Li’s Spinning Bird Kick (Instrumental): A música é a segunda b-side de I Bet You Look Good on the Dancefloor, presente apenas na versão em cd do single. A referência imediata ao título é autoexplicativa. Chun Li’s Spinning Bird Kick refere-se a personagem Chun Li da série de jogos Street Fighter, sendo ‘Spinning Bird Kick’ um dos ataques especiais da personagem no game. Na música, o único trecho cantado “Show us your special move” (Nos mostre seu movimento especial) enfatiza a relação com o game.

Em 2007, quando a banda concorria ao Grammy Awards na categoria Best Alternative Music Album, Chun Li’s Spinning Bird Kick também foi nomeado na mesma noite à categoria Best Rock Instrumental Performance. Um feito e tanto para uma B-side!

(Parte 2) (Parte 3)

COMENTE!