Header

RELEMBRE: ARCTIC MONKEYS E A PRIMEIRA VEZ EM SOLO BRASILEIRO

E se não esteve lá, confira o que foi o primeiro encontro.

arcticmonkeysSUNAW_03

Com o rótulo de banda new rave, em 2006, Arctic Monkeys foi cogitado para seu primeiro show no Brasil em Curitiba, chegando a ser confirmado no site da banda, mas por falta de patrocínio, como dizer? Não rolou! E quem diria…?

Mas em 2007, os Monkeys já conquistavam através da internet, e como um rock expressivo na Inglaterra, conseguiram seu espaço no Tim Festival 2007 que acontecia em quatro capitais brasileiras, apesar deles marcarem presença apenas em três.

Para quem conhece, ou já viu vídeos deles no início da carreira, o máximo que se poderia esperar dos ingleses era um “Thank You” ou “Are You Alright?” entre as músicas, mesmo com uma multidão energética, que já sabiam as letras de cor, e uma Set List preciosa (ainda que ninguém tivesse noção na época).

Mas quem estava lá teve direito a Sandtrap(!), Nettles, e um conjunto de som pesado e ritmo acelerado do Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not e Favourtire Worst Nightmare, o último recém lançado. Os shows duraram em torno de uma hora, e um pouquinho menos em São Paulo.

Segue um pouquinho do que foi em cada cidade:

Arctic Monkeys no Rio de Janeiro (26/10/2007)

O site de notícias Musica.Uol na época garantiu uma boa descrição do que foram momentos do show:

‘”From Ritz to the Rubble”, acendem-se pela primeira vez as luzes do palco simples, formado apenas por elas e um pano prateado ao fundo. O show não é nada formal, tem paradas pra afinar instrumentos e conversas entre a banda. Do nada, a casa vai abaixo ao som de “Fake Tales of San Francisco”, uma das melhores letras de Turner.’

Conseguiu sentir? Apesar do jeito calado, a raríssima interação deles com a plateia, quem estava passando, parou para ficar e escutar o show de uma hora de duração. Som pesado (Balaclava e outras músicas foram tocadas muito mais rápidas que a versão original), energia contagiante, mesmo misturada a algumas dificuldades como a diferença de som entre as guitarras, foi um show no estilo blockbuster, que seguiu a mesma linha em São Paulo e Curitiba.

Arctic Monkeys em São Paulo (31/10/2007)

Penúltima atração da noite, antes de The Killers fechar, os Monkeys começaram com horas de atraso (motivos do Festival), e tocaram por pouco menos de uma hora, mas conseguiram juntar grande parte do público e mostraram para 20 mil pessoas que dá pra se fazer ótimo rock com o clássico baixo, guitarra e bateria, em um palco bem simples e sem expressiva presença de palco.

Arctic Monkeys em Curitiba (2/11/2007)

Hits como as queridinhas ‘I Bet You Look Good on the Dance Floor’ e ‘Fluorescent Adolescent’ os Monkeys fizeram a noite para mais de 12 mil pessoas. O público extasiado quase não permitiu a banda ser escutada e estava praticamente toda concentrada diante do palco dos Monkeys. O show foi simples, com a mesma set list pesada, mas conseguiu garantir a popularidade deles aqui no Brasil que só aumentou.

O repertório foi praticamente igual nas três cidades e as críticas completamente positivas para os novatos, que já tinham as músicas na ponta da língua dos brasileiros.

Se você esteve por lá, divida com a gente sua experiência.

Segue a vibe:

 

COMENTE!