Header

A história por trás de “Brianstorm”

Nós nos aprofundamos na faixa anárquica de abertura do álbum da banda Favourite Worst Nightmare.

Brianstorm é a faixa que abre o álbum de 2007 Favourite Worst Nightmare do Arctic Monkeys.
E também, a primeira imprensão a ser tirada do disco, o single épico embrulha um soco e mostrou a seus fãs que seu álbum sucessor consistia negócio.

Lançado em abril de 2007, a faixa trovejante estreou no número 21 nos downloads individuais, antes de subir ao número dois no todo.

Mas de onde veio o nome e a inspiração para o seu single roufenho e provocador?

Brian é uma pessoa da vida real que conheceu a banda ao tempo quando esteve no camarim deles após uma apresentação em Osaka, Japão. Não é preciso dizer que o rapaz foi um personagem real, e deixou uma impressão incisiva nos roqueiros seffieldianos.

Tanto que eles começaram a compor uma “brainstorm”¹ após conhecê-lo.

 

Como reporta a NME, o vocalista Alex Turner revelou: “Quando ele deixou o cômodo, estávamos surtando um pouquinho diante da presença dele. Aí nós fizemos um brainstorm do que ele parecia, desenhamos uma imagem pequena sua e escrevemos coisas sobre ele.”

 

“Ele era bem estranho,” acrescenta o guitarrista Jamie Cook. “Ele surgiu com tipo um cartão de visitas e com um tipo de uma camiseta de colarinho fechada e uma gravata colocada em volta. Eu nunca tinha visto aquilo antes. Parecia como se ele estivesse tentando ficar dentro da nossa cabeça. Ficamos olhando o vestuário dele — nos tirou do sério.”

 

“And I wonder [E me pergunto]
Are you putting us under [Você está nos tirando?]
‘Cause we can’t take our eyes [Pois não conseguimos tirar nossos olhos]
Off the t-shirt and ties combination? [Da combinação de camiseta e gravatas]
Well, see you later, innovator” [Bom, te vejo depois, inovador]

 

Ele acrescenta: “Ele definitivamente ficou gravado em nós. Ele podia ter sido um mágico. Ele pode até estar aqui agora. Mas se a gente já tivesse descobrido quem ele era, podia ter estragado tudo.”

 

Enquanto que a inspiração por trás da faixa poderia ser considerado um caso iniciado e acabado, a história de Brianstorm não termina aqui.

Ano passado, o single dos anos 2000 ganhou um novo fôlego quando foi confirmado que um furação chamado Brian atingiria nosso solo [Inglaterra].

 

 

 

 

O lote do mal tempo veio poucos dias depois do mortal Furação Ophelia, que causou ventos com rajadas de 80 km/h, inundações e até quedas de energia.

 

Embora seu nome fosse uma completa coincidência após ser batizado pela [agência meteorológica] Met Éireann, a piada não passou despercebida pelos fãs do Arctic Monkeys e até pela própria banda, que aconselhou os fãs a “tomarem cuidado”.

Bem, essa é uma faixa bastante perigosa, pra falar a verdade, ainda fazendo impacto quase 11 anos depois.

 

Nota:
1 Brainstorm: Trocadilho com o título da música ‘Brianstorm’, além de significar um método de trabalho em grupo, cujo, durante ele os participantes vão fazendo seus pontos sobre determinado assunto, vão moldando o todo até chegarem a uma ideia final. Ideia final essa, no caso, seria a música Brianstorm.

 

Fonte: Radio X

COMENTE!