Header

ARQUIVO: Show no histórico “Cavern Pub” (2005)

Show dos Monkeys, no início da carreira, em local histórico do rock em Liverpool.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Cavern Pub abriu suas portas em Liverpool em 1957, como uma casa de jazz, mas foi como casa de rock que angariou toda a fama a qual é lembrada. Nos anos sessenta, a casa experimentou uma mudança na sua identidade com a inserção do rock, que na época estava em alta e em sua melhor forma.
Em 1961 os Beatles fizeram ali seu primeiríssimo show na casa e um dos primeiros da banda. O sucesso foi instantâneo. Por muito tempo o Cavern Pub foi considerado como que uma segunda casa da banda, que de 1961 a 1963 apresentou-se ali nada menos que 292 shows. Não por menos, esse local em si tornou-se um ponto mítico para amantes do rock.

15875126_706275432872932_8400440679766821360_o
Além dos Beatles, o Cavern Pub entrou no mapa dos pontos turísticos da música rock com a contribuição de outros grandes artistas em seu “currículo”. Entre estes temos: The Rolling Stones, The Yardbirds, The Hollies, The Kinks, Elton John, Black Sabbath, Queen, The Who, John Lee Hooker, Cilla Black, etc.
Todavia em 1973 a casa fechou suas portas e foi então parcialmente destruída. Felizmente, em 1984 o Cavern Pub foi reconstruído com a maioria de seus famosos tijolos que estampam os nomes dos artistas que por ali passaram. Paul McCartney subiu aos palcos ali em 1999, promovendo então seu álbum “Run This Evil”.
Com todo essa extensa e intensa história do Cavern Pub sendo abrigo e porta de entrada para grandes artistas britânicos, em 2005 foi a vez dos Arctic Monkeys fazerem sua estreia ali. Na época, a banda já era um fenômeno em Sheffield através das músicas compartilhadas pelo Myspace e das cópias das demos gravadas em Cd distribuídas em shows. A julgar isso, não surpreende que o clima de euforia e extrema agitação que eram freqüentes em seus shows fosse transportado para o Cavern Pub.

2df09393cc0a2551a8ef80296ace1ed8--the-cavern-liverpool-england
Setlist do show:

The View From the Afternoon
I Bet You Look Good on the Dancefloor
Dancing Shoes
Fake Tales of San Francisco
Still Take You Home
From the Ritz to the Rubble
Mardy Bum
Perhaps Vampires Is a Bit Strong But…
When the Sun Goes Down
A Certain Romance

Infelizmente a qualidade dos vídeos da época é precário, evidentemente devido a pouca tecnologia da época, porém temos a sensação de um dos shows mais ensandecidos da banda, coisa recorrente nos primeiros anos.

 

Texto por: Alex dos Santos

COMENTE!