Header

RETROSPECTIVA ARCTIC MONKEYS BR 2016 [PARTE 1/4]

Ano passado, rumores da volta do grupo-projeto paralelo de Alex Turner – The Last Shadow Puppets – ao lado de Miles Kanes rondaram a internet durante o segundo semestre. Ao final do ano, um teaser lançado onde ambos interagiam legitimou as suspeitas. Teríamos dali um ano bastante agitado. Comecemos aqui a recapitular os momentos mais memoráveis desse ano de 2016 que se encerra.

Este ano, devido a enorme quantidade de fatos que envolveram Alex, Miles e alguns membros da banda, dividiremos a retrospectiva em quatro partes, cada uma correspondendo a um trimestre. Assim, temos posts menores que se dois, como no ano passado que foi menos movimentado.

 

JANEIRO

Dia 7 de Janeiro Alex foi clicado com Zackery Michael, fotógrafo e amigo.

janeiro-2016

Dia 10 de janeiro a banda paralela, The Last Shadow Puppets, ou TLSP – como será referido ao longo da retrospectiva – já estava de volta à ativa. Neste dia, lançam seu primeiro single, intitulado “Bad Habits”. O clipe saiu nas primeiras horas da manhã aqui no Brasil. Review para “Bad Habits” pela NME traduzido no nosso site. Aqui.

janeiro-2016-2

janeiro-2016-3

Dia 21, pela amanhã, na página oficial do facebook, a banda revela nome, data (1º de Abril) e tracklist do álbum. Lançado em cinco versões e com nome sugestivo, “Everything You’ve Come To Expect” (Tudo o que você esperava, tradução literal) e com Tina Turner na capa, cuja imagem estilizada em tom dourado do antigo Photoshoot de 1969, a banda prepara seu retorno. Mais informações dos disco, aqui.

Um dia depois, a banda concede entrevista (leia-a na íntegra) à empolgada NME, pioneira no assunto Arctic Monkeys e seus integrantes. Ao explicar a longa espera entre os dois discos, Turner disse que a banda pretendia lançar uma trilogia e queria escrever a segunda e terceira parte antes de lançar a segunda. Aos ser questionado se os fãs teriam de esperar outros oito anos pela terceira parte, Alex acrescentou: “Bom, eu não sei. Há um monte de outras coisas que temos de levar em questão.”

22-janeiro

NME

Questionado agora sobre o porquê de agora ser o momento certo para o retorno, Kane brincou: “Parecia estar tudo alinhado corretamente. Eu dei uma breve chave de cabeça [no Alex], mas ele acabou aceitando.”

Voltando ao dia 21, é revelado que Matt Helders colaborou no disco a ser lançado de Iggy Pop. Com ele, ainda tinha-se participação de Josh Homme e Dean Fertita. Álbum intitulado “Post Pop Depression”, 9 faixas, com lançamento em 18 março. First single intitulado “Gardenia” foi estreado no dia 21, nos EUA, dia 22 ( por volta das 3 da manhã aqui) no programa The Late Show with Stephen Colbert. A “The Post Pop Depression Tour” teve uma pequena tour batizada “Only Night Tour”, onde nesta Matt, Josh Homme e Dean Fertita integravam nas apresentações até meados do mês de maio. Após esta curta tour nos EUA, Iggy Pop voltou com sua banda costumeira e tocou suas canções agora a tour com o nome que batiza o disco.

original

Dia 23, reveladas algumas fotos extras da entrevista do TLSP para a Q Magazine (trecho da entrevista, em inglês, aqui). Na chamada da entrevista lia-se “True Bromance”, algo que permearia durante toda tour dos Puppets.  No dia 25, uma entrevista em áudio para a Audio Bloom, onde explicam melhor o processo de composição e detalham sobre o terceiro disco, já preparado, a ser lançado num futuro, ainda sem data. Dia 27 deram entrevista na Radio BBC 1, disponível, sem legendas em pt-br, no youtube. Aqui.

Q Magazine

Dia 30 ambos concedem entrevista a Lucas Hamming, cantor e ator holandês: “OMG. Então, isso realmente aconteceu ontem. Tive a honra de entrevistar e conhecer meu heróis maiores Alex Turner e Miles Kane do The Last Shadow Puppets para @liveguidenl.” [Post original].

tumblr_o1rv0p7r761v2bf57o1_1280

 

FEVEREIRO

Dia 3, ambos deram entrevista para ITV Portrait, em Paris. Também, o Tumblr “mon-reve-familier” disponibilizou uma entrevista em audio, aqui.

ITV Portrait

ITV Portrait

Dia 8, o casal Alex e Taylor Bagley são fotografados juntos, em companhia de Miles e sua misteriosa namorada.

fevereiro

Dia 11, TLSP concede entrevista a Frau Kamrath, postado no tumblr dela, cuja entrevista só sairia em março. Entrevista em alemão, aqui.

tumblr_o22r4dmiys1qb870do1_1280Ela disse: “Então, aconteceu. Não foi tão empolgante quanto esperei que seria, mas ainda sou muito grata que fiz a estes dois algumas perguntas. O material escrito vai sair em março.”

Pra a Soho House Berlin (hotel/club), ainda em Berlin, provavelmente no mesmo dia da entrevista de Frau Kamrath.

14278871_675336139300058_2045314178_n

Jasan Dominik postou em seu instagram: “Hum. Quem são estes dois caras @peterkaarden está fotografando e eu vou entrevistar amanhã?”

12568310_1523378647962180_1042218018_n

Abaixo, foto de Jasan Dominik após entrevista com os Puppets. Disse: “Um sonho tornou-se realidade. ‘Cabei de entrevistar @thelastshadowpuppets aka Alex Turner do Arctic Monkeys e Miles Kane para @musikexpress_magazine. Momento fanboy da minha vida.”

12628003_226176214388749_25037720_n

Dia 15, o site Live4ever libera uma entrevista  com o TLSP. Intitulada “Como Alex Turner e Miles Kane reacenderam sua parceria” você pode lê-la na íntegra traduzida aqui. Também, uma entrevista para a QRO Magazine foi liberada. Em inglês.

18 de Fevereiro, eles deram entrevista para a FmTV. Infelizmente o youtube não permite o video devido conteúdo de terceiro, mas está disponível na nossa página do facebook. Dois videos: Jogo de associação (clique aqui) e sobre a segunda tour do TLSP. Clique aqui.

Dia 24, revelada a capa da dição da revista francesa MY ROCK de Fevereiro com os Puppets na capa. Como apenas trechos à época foram liberados, temos uma tradução não integral da entrevista disponível no site. Aqui.

fb_img_1456345140643

Dia 25, foram anunciados no site do duo, as primeiras datas oficiais da nova tour do grupo.

tlsp_live_admat_1

Dia 26. Neste dia surgiram imagens de Alex e Miles em locais próximo à praia, em Westward Beach em Malibu. Rumores apontavam para a gravação do novo sigle, sucessor de “Bad Habits”. Na época,a crença era de que o clipe seria para “Aviation”, faixa já famigerada pelos fãs por ter sido a primeira a ser escrita e uma da qual Alex e Miles gostavam. O rumor tomou mais força pois uma pessoa que pertencia a produção de filmagens confirmou o mesmo. Porém provou-se errada as expectativas. O clipe era para a faixa-título “Everything You’ve Come To Expect”. Direção de Saam Farahmand.

ccko75jweaa0s9e

ccko728xeaa3lhk

No entanto, o assistente de produção, ao afirmar “Aviation” não estava de todo errado. Na época foi sim considerado um erro, pois o clipe que foi lançado foi da faixa-título. Contudo, ninguém esperava um “clipe-sequência” na mesma localidade alguns meses depois, agora sim, para “Aviation”.

Dia 28 trouxe uma foto de Alex e Miles num possível acústico.

12144149_507810359427818_250443835_n

Dia 29 uma scan da futura edição da GQ Magazine britânica surgiu na internet e pegou muita gente de surpresa. A imagem exibia um Turner mais fashion, desinibido, descaracterizado e colorido, que em nada lembrava o Turner de outrora; algumas pessoas começaram a atribuir tais mudanças à influência de Miles Kane.

tumblr_o3c2byeuvg1r9eavto1_1280

Um video dos bastidores fotográficos foi revelado dias depois, em 5 de março.

Neste dia também, divulgadas fotos de Alex e Miles, por Andrea Astelaak. Fotos tiradas em Amsterdam.

thelastshadowpuppets03eandreasterlaak-1494066-thumb

MARÇO

No dia 2 de março, novas fotos do recheio da GQ Magazine britânica são reveladas. Você pode vê-las aqui. No dia 8, em entrevista ao site Spin, Miles Kane extrapola e abusa verbalmente da entrevistadora. Após fazer comentários sobre a virilha de Alex, quando perguntado sobre o que ia fazer após a entrevista, Miles Kane diz: “Quer ir lá em cima?”, insinuando uma cantada. Rachel Brodsky, sobre o caso disse:

“A entrevista naturalmente acabou ali, mas talvez inconscientemente eu já quisesse finalizar e ir indo. Turner me disse tchau e me deu um aperto de mão. Quando estendi a mão a Kane, ele me puxou e me deu um beijo na bochecha não-inteiramente consensual.”

Um dia depois, Miles envia uma nota de desculpas.

“Eu realmente adorei conversar com você sobre nosso novo álbum. Me desculpe pelos comentários estúpidos que fiz durante a entrevista e que possam ter lhe ofendido. Reconheço que meu senso de humor durante a entrevista não foi bem colocado e estou muito envergonhado por ter feito você se sentir desconfortável. Por favor, aceite minhas sinceras desculpas.”

E em resposta, Rachel disse:

“Certamente não apagou aquela tarde ou as outras vezes que me senti objetificada no meu trabalho. Ao invés de desculpas, eu gostaria de ver um pouco mais de perspicácia e muito mais profissionalismo em relação às mulheres na indústria da música.”

O assunto rendeu muitas discussões pela internet.

Dia 10 de março, novo clipe é lançado em meio ao cenário conturbado devido ao Miles. Clipe da faixa-título é lançado, desmentindo os rumores aparentemente confiáveis de que se trataria do clipe para “Aviation”.

No dia 10, uma imagem da mais recente edição da revista alemã OOR Magazine é revelada.

pogtbkc

OOR Magazine. ( Foto por Zackery Michael)

Dia 11, por um post no twitter o programa Album de la Semaine anuncia futura participação dos Puppets: “… Preparem-se… :)”

cdq1ynyukaqzw9z

Neste dia também, o site Side Walk Hustle libera uma entrevista com o duo. Leia a entrevista aqui (em inglês).

Dia 12 imagens do TLSP na mais nova edição da Musikexpress para o dia 16 de março.

tumblr_o3thbhs3rq1qbmjyxo2_540

tumblr_o3thbhs3rq1qbmjyxo1_540

Em algum momento do ano vindouro, algumas dessas entrevistas ainda não traduzidas o serão.

Dia 13, o site The Sunday Times UK libera uma entrevista escrita com o TLSP. Pode ser lida, em inglês, aqui. No dia 15, uma entrevista da revista Technikart francesa é liberada, pode-se lê-la, em inglês, aqui. Ainda no dia 15, revelada capa da revista francesa Les Inrockuptibles, com os Puppets na capa. Entrevista em francês, ainda não traduzida, pode ser lida no neste link.

1914503_565326606967816_2119178043120682204_n

Pelo twitter, no dia 16, Miles disse que falariam naquela noite para a rádio BBC1 sobre “Aviation”, canção esta que exatamente neste dia tinha clipe lançado no youtube. Com estória paralela ao clipe de “Everything You’ve Come To Expect”, acontecendo antes deste, o clipe recebeu 9 diferentes versões, mudando ângulos.

Abaixo, video reunindo todas as 9 versões, fazendo um comparativo simultâneo.

No dia 21, uma setlist com as músicas selecionadas por Alex e Miles é liberada no spotify. Entre as bandas, incluem Foals, Sleaford Mods e Fat White Family .Veja aqui. O site belga Blende libera uma entrevista com o duo. Leia-a no original (ainda sem tradução). O mesmo site liberou uma segunda entrevista, mais analítica, também sem tradução até o presente momento. No dia 22, o site holandês Knack Focus libera uma entrevista com os caras.

Na manhã do dia 23, os Puppets estiveram ao vivo no programa matutino da BBC Radio 2, de Chris Evans. Um trecho pode ser ouvido aqui. Neste dia, os rapazes são capa da Mojo Magazine. Nesta entrevista, Alex revela estar viciado em David Bowie.

large

No dia 24, dava-se início a nova tour dos Puppets. Com show esgotado na Cambridge Corn Exchange, o duo apresentou algumas músicas que integrariam o disco vindouro, que seria lançado dali alguns dias. Dentre os “live debut”, estavam as faixas “The Element of Surprise”, “Pattern”, “Miracle Aligner”, “Dracula Teeth”, “Aviation”, “Everything You’ve Come To Expect” e “Swwt Dreams, TN”. O vestuário de Alex chamou atenção, como aconteceria durante o decorrer do ano. Setlist do show.

tumblr_o4kof26dwe1t9jsiuo1_1280

Ainda no dia 24, pelo Youtube o programa Entrée Libre  libera um vídeo com o duo em entrevista. A gravação deve, provavelmente, ter sido no mesmo dia da sessão de fotos para a revista Les Inrockuptibles devido a mesma vestimenta de ambos. Abaixo, em francês.

O site The Guardian libera a primeira crítica do álbum, ainda por vir. A recepção foi mista. Leia-a, em inglês. No dia seguinte, review positiva pelo site Express UK. Também, uma entrevista para o site alemão Intro. Leia-a, ainda sem tradução.

Neste dia 24, pela página oficial do twitter do TLSP, anunciam que estarão ao vivo no dia 28 daquele mês na Beats1 (rádio) e estreariam uma nova música. No dia da entrevista, Alex revelaria que a música “Miracle Aligner” foi co-composta com ele juntamente com Alexandra Savior. Cantora esta que teria seu álbum de estreia elaborado com Alex Turner e James Ford, um dos produtores dos discos do Arctic Monkeys. Ouça a entrevista.

Beats1

Beats1

Dia 25, saía a edição de março da revista Bounce.

bounce-marco-2016

Dia 26, divulgado pelo site francês Telerama, uma nova entrevista dos Puppets. Leia-a. O mesmo site avaliou o álbum e deu três (f) – um meio avaliativo próprio- de 5 para o álbum. Veja a crítica.

Dia 27, o álbum “Everything You’ve Come To Expect” vaza, a quatro dias do seu lançamento oficial. Porém, quase todas as faixas estão em baixa qualidade, somente as já divulgadas dos singles “Bad Habits”, a faixa-título “Everything You’ve Come To Expect” e “Aviation” estavam em ótima qualidade. Nem Alex ou Miles se pronunciaram sobre o vazamento.

Neste dias, são divulgadas algumas fotos feitas por Heiko Richard. Disponíveis no site Vivid Grey.

richard-16-019_tlsp_6148_01_crop_ecirgbv2

richard-16-019_tlsp_6134_01_crop_ecirgbv2

Na noite deste dia, Miles concede entrevista a Radio 1. Ouça-a.

Dia 28, novas entrevistas: pelo site LA Weekly, onde diz “Os Puppets brincam com tudo, exceto com sua música”. O site Consequence of Sound divulga uma ótima entrevista com os rapazes, em inglês. No dia 30, concedem entrevista, em vídeo, ao programa francês Alcaline. Veja-a aqui, no facebook. Nova review, negativa, pelo site DIY.

Consequence of Sound

Consequence of Sound

Ainda no dia 28, é exibida a entrevista e performances dos Puppets para o programa Album de la Semaine. Cantaram “Pattern”, “Aviation”, “Bad Habits”, “Everything You’ve Come To Expect” e “Miracle Aligner”.

No dia 29, Alex e Miles são capa e recheio da revista Shortlist. Entrevista liberada no site. Leia-a neste link.

nh7ganf

Shortlist

Shortlist

Dia 31, a banda recebe uma crítica positiva de seu álbum pela Independent UK: “Um desapressado sucessor que parece como que experimental”, leia-a. E concedem entrevista para o site Yahoo, veja abaixo.

Chegamos ao fim desta primeira parte. Continue acompanhando a nossa retrospectiva nas próximas três partes.

 

COMENTE!