Header

As 5 Maneiras que os ARCTIC MONKEYS mudaram a cara da Música Britânica

Siobhan Smith escreveu um interessante artigo sobre como os Arctic Monkeys ajudaram a transformar o cenário de como ouvir música e o estilo indie britânico no mundo. Confira o texto traduzido pela AMBR abaixo:

16

A forma que a música tende a nos definir e modelar certos períodos de nossas vidas, muito provavelmente irá nos fazer ter claras associações com a canção e o contexto a qual nos faz lembrar dela. Quer seja seu último ano na escola, seu último ano na universidade, ou seu primeiro encontro com sua esposa — “I Bet You Look Good on the Dancefloor” vai significar uma série de diferentes coisas para uma geração inteira de fãs de música.

Dez anos agora, ‘I Bet…’ ainda continua sendo tocada em diversas baladas indies por toda a nação britânica e a banda claramente faz dela uma regular aparição em seu setlist ao vivo.

Sendo uma perfeita canção de indie-pop, a forma na qual foi direto ao número 1 [charts], dado por uma fã base que existia essencialmente online e em locais de cenário musical, mudando a cara da música britânica, e essas influências duradouras são fáceis de perceber.

Aqui estão cinco maneiras em que os Arctic Monkeys mudaram a música Britânica.

1. Eles instigaram a mudança na forma que ouvimos música

wow247

wow247

O sucesso da banda se deu muito pelo hype do boca-a-boca, da banda famosa por recusar entrevistas, programas de TV, cerimônias de prêmios ou qualquer coisas que envolvesse a tentativa de ‘vendê-los’. O hype cresceu pelas Demos sendo partilhadas em sites de compartilhação de música, social media e o bom velho método elegante de distribuição de CDs a sua platéia cada vez mais lotada.

A banda deu por exemplo que doar música de graça foi uma forma avante na construção de uma fã base orgânica. Eles tornaram-se conhecidos pela platéia superlotada, onde os fãs conheciam todas as letras de suas músicas antes mesmo que a banda tivesse lançado oficialmente qualquer coisa. Agora, isso é banal; no início dos anos 2000, não era. Eles foram a primeira banda a realmente “pegar isso pelos chifres” e fazer funcionar, marcando pra sempre uma mudança em como ouvimos música.

Eles demonstraram que uma banda nova podia ter sua música por aí sem ajuda de uma outra maior e serem celebrados como pioneiros de um tipo de socialismo musical.

2. Eles deram um grande pontapé no cenário indie do Reino Unido

Reading Festival 2005 / Foto por: © Peter Hill

Reading Festival 2005 / Foto por: © Peter Hill

Sua chegada realmente marcou a música britânica. Sua exuberância jovial injetou-se no cenário indie como um só chacoalhar e proveu nossa geração com um hino [I Bet…] que resiste ao teste do tempo.

Depois do buzz de The Strokes e The libertines no início dos anos 2000, com a ascenção dos Arctic, as críticas prediziam uma segunda onda de Britpop. O que temos foi completamente diferente; era cru, novo e excitante.

3. Eles explodiram a ‘Bolha indie’ dos anos 2000

Os Arctic Monkeys pavimentaram a estrada da notória ‘bolha indie’ de 2007-2008. A música indie ficou radiofônica, estava por todas as estações, e bandas como Little Man Tate, The Dykeenies, The Fratellis e The Pigeon Detectives, de repente estavam em todo lugar.

O problema disto foi que era de curta duração, nem todas as bandas que saltavam na moda indie eram de fato boas o suficiente para se equipararem com os Arctic Monkeys. Então bandas como Maximo Park, Razorlight e We Are Scientists enfraqueceram, eventualmente perdendo seu poder vigente. Foi uma época gloriosa pra música britânica que se comunicou com todos os jovens indies do país todo.

4. Sua influência ainda é clara nos dias atuais

floor5

Eles definiram uma época para uma geração de fã de música. Bandas indies do boom de meados dos anos 2000, esforçaram-se para emular seu sucesso, e bandas como The Vaccines, The Courteeners e Catfish and the Bottleman ainda o fazem. Gravadoras ainda tentarão promover novas bandas com buzz de ter aquele estilo e exuberância do Arctic, como o Royal Blood gerou de início usando da própria associação com a banda de Alex Turner para afastar o nervosismo do duo barulhento.

Eles ascenderam de bar na música indie, e eles ficaram em alta. Ninguém surgiu e chacoalhou a cena musical desde então. Não somente não têm banda indie superior a eles, como ninguém sequer chegou de encontrá-los na metade.

5. Eles já definiram época duas vezes

O som e estilo de Arctic Monkeys mudaram completamente durante a última década, e como banda indie, uma coisa que é única deles é que eles estão “provavelmente na segunda ou terceira geração de fãs agora”, de acordo com Laurence Bell, co-fundador da Domino Records, a gravadora que os assinou em 2005.

“Eles são assunto dos playgrounds outra vez, todo de 13 anos ama eles. Mas também é pros vovôs que estavam em Led Zepellin“, ele continuou. “É muito raro pra uma banda vir de ciladas tão grandes e então ter outro grande momento. Me lembrou do The Who e The Stones, onde no começo eles faziam alguns singles pop e então foram pra uma fase imperial. Os Monkeys estão numa era inteiramente nova.”

Com AM, seu quinto álbum de estúdio, os Arctic Monkeys realmente comprovaram o fato de que estão aqui para ficar. O novo álbum pode facilmente atrair jovens fãs que nunca tinham ouvido eles, ouvintes de idioma inglês, e mesmo aqueles que não são fãs de sua primeira leva de álbuns.

Eles são sem sombra de dúvidas uma das mais significantes bandas da nossa geração e indiscutivelmente uma das maiores bandas de todos os tempos.

Fonte/Site 

COMENTE!