Header

Cover Art: Favourite Worst Nightmare

Favourite Worst Nightmare – História, envolvidos e mensagem.
História

O aguardado álbum teve uma capa bem peculiar: a imagem de um longo prédio de dois andares era uma construção condenada a demolição e foi uma das razões da banda ter escolhido o local.  A intenção era de se fazer desenhos psicodélicos nas paredes, que ficariam visíveis do lado de fora; o que tornou-se possível pela consentimento dos moradores locais.

FWN álbum e vinil

FWN álbum e vinil

A construção, que estava localizava na rua Leeming Close, distrito de Garston, Liverpool, e foi demolida um ano depois do lançamento do álbum. Houve algumas reclamações de que após o uso das moradias, o local foi invadido, vandalizado e fogos foram ateados dentro do local, porque a banda não isolou as moradias devidamente. Todos os moradores foram creditados no álbum.

Sem as paredes da frente.

Antes da demolição, sem as paredes da frente.

A arte deste álbum provavelmente foi a que envolveu mais profissionais até agora: grafiteiros, ilustradores, fotógrafos e artistas urbanos, todos juntos para criar o conceito da famosa capa.

Para o processo criativo das pinturas, a banda se pronunciou sobre as intenções artísticas do CD no Making Of do álbum FWN:

“Nós queríamos fazer algo físico, fazer algo real com a artwork do álbum. Nós conseguimos alguns ilustradores, colocamos algumas das músicas para eles escutarem e eles desenharam algumas coisas. A ideia era conseguir uma casa ou uma fábrica que fosse simples ou sem graça, moinhos escuros e satânicos ou qualquer coisa do tipo, e lá dentro haveria cor.” – Alex Turner

Envolvidos No Circo

Juno: Um dos nomes mais importantes para o material gráfico da banda foram um grupo de 2 desenhistas de Liverpool, Scott e Liz, que já trabalharam para a Domino Records antes com outros músicos. A contribuição deles foi na Direção de Arte, ou seja,  a elaboração do conceito, a fotografia e o interior da arte do CD.

Mercy: É um grupo dedicado ao desenho gráfico, literatura e arte. No seu site, hoje com a página dos Arctic Monkeys deletada, havia uma parte falando do processo de criação e alguns desenhos vetorizados que estavam pintados na parede da casa. A descrição era a seguinte:

O estúdio de desenhos Juno nos encarrego de produzir em grande quantidade desenhos inspirados pela tema “Urbano psicodélico”, e baseado em uma das letras do segundo trabalho da banda. Junto com o trabalho de outros ilustradores, que pintaram a parede de uma casa a ser demolida em Garston para a parte da arte do disco. Nossas ilustrações terminaram sendo parte da campanha de Marketing e foram utilizadas como principal publicidade do álbum, estamos muito felizes por eles. – Mercy

 

Well Made Studio: Também auxiliaram com as ilustrações pintadas na parede da casa. A página do site deles também está deletada, mas antigamente eles vendiam ilustrações originais em posters.

Graphique Club: Foi o grupo que passou as ideias para a parede, mas não a pintura. No Flickr abandonado deles, há imagens da casa e alguns desenhos que foram pré-projetados na parede. Mas os responsáveis pela pintura final foram os 54 Crew. Abaixo há alguns desenhos idealizados pelo grupo,  claramente os responsáveis pelos desenhos de pênis e outros mais eróticos dentro da casa:

graphique1
graphique2
graphique3

 

54 Crew: Foram os grafiteiros contratados por Juno e que deram vida aos desenhos feitos pelos diferentes artistas anteriormente. Eles são claramente creditados no álbum, e foram os responsáveis por mesclar todos os trabalhos dos artistas e todos os outros adornos como as cadeiras e os copos que foram pintados também como parte da casa. Existe um vídeo de um grupo
entrando na casa antes da demolição e apontando desenho por desenho, você pode assistir aqui.

 

mattgood1

Matt Goodfellow: Um dos processos finais de arte foi a fotografia. Matt Goodfellow ficou encarregado dela por ser famoso e trabalhar com um competente grupo de fotógrafos Mills Media. Ele foi responsável pela luz e por garantir que as pinturas dentro da casa ficassem evidentes. Em um segundo processo, as paredes da frente foram derrubadas para mais fotos.

 

mattgood2
mattgood3

 

Matthew Cooper: Este foi o primeiro trabalho com os Monkeys. Cooper quem fez o livreto dentro do álbum, e decidiu toda a arte do vinil. Ele também continuou seu trabalho com o single  Fluorescent Adolescent Teddy Picker.

matthewcooper

 

Mensagem Da Capa do Álbum

O cenário é cinza e escuro do lado de fora da casa, mas atravessando a janela, é rico em cores nos desenhos psicodélicos – frutos de uma cultura de rua e hip hop. A imagem ganha mais sentido conforme mais se observa, então muitas interpretações podem surgir desta capa.

As razões das cores nas três janelas pode ser uma festa acontecendo naquele específico apartamento, de pessoas que se entregam à loucura da festa e esquecem a vida monótona lá fora, assim como This House Is A Circus propõe.

Tem um quarto cheio de problemas e tem amantes para serem tomados  / Aquelas paredes fazem pecadores saírem moços tão adoráveis / Escalando os corredores pelas donzelas no labirinto / Em qualquer anomalia você tropeça em meios familiares / E nós somos eternamente não realizados

Olhando as pinturas mais de perto, há o desenho de uma mulher de biquíni com cabeça de leão, fumaça, canhões, e muitas figuras eróticas como pênis e seios – elementos confusos que remetem a sensações fortes e festivas.

Já na música D Is For Dangerous, que leva nos versos o nome do título do álbum, explica como você pode se enrolar em compromissos que você não tem certeza se gosta ou apenas quer se livrar. Essa mesma dualidade está bem representada na capa também, a loucura e a excitação dura enquanto você está dentro, ao sair da casa nada é mais o que parece.

Um outro ponto de vista,  em Favourite Worst Nightmare há canções abordando a fama e também seus efeitos. Como foi sua conquista ao estrelato e também uma crítica a mídia; e como a banda tenta definir sua personalidade. O próprio título é uma referência ao que a fama os apresentara. O desejo de se tornar reconhecido. A fama era algo que almejavam, mas, ao mesmo tempo, as consequências finais poderiam ser também um pesadelo. Boatos na época diziam que se refiria ao ex-integrante Andy Nicholson. “Parecia que o título preenchia todos os requisitos do que éramos”, dissera Alex Turner.

Os desenhos através da janela também podem representar o turbilhão dos sentimentos de uma mente jovem – A capa realça em como a nossa alma/janela reflete  mudanças e confusões.

E aí, você tem sugestões de interpretações? Comenta aí!

Bibliografia: Lualdi e NME.

Texto de: Alex Santos e Fernanda Nascimento.

COMENTE!