Header

Serviço de streaming Apple Music pagará os artistas independentes

O serviço previa não pagar os artistas independentes (como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Adele) pelos primeiros três meses.

cc1abbca876cb49235a0de7206100c06

Já fazia algum tempo que esta briga estava sendo carregada. Gravadoras independentes disponibilizaram a música de seus artistas pelo período de 90 dias e não receberiam nenhum dinheiro durante este tempo.

Esse período trial era um péssimo negócio para os pequenos selos independentes e muitos deles decidiram não fechar o contrato com a Apple.  Entretanto, isto mudou ontem a noite.

“Apple Music pagará aos artistas pelo streaming, inclusive durante o período gratuito de teste”, escreveu Eddy Cue, vice-presidente de Software de Internet e Serviços da Apple em sua conta no Twitter.

 

Graças a mobilização das gravadoras independentes em não se inscrever para o serviço e uma carta aberta de Taylor Swift para a Apple, a empresa irá rever os termos de contrato e pagar as pequenas gravadoras pela música disponibilizada.  (Você pode conferir a carta traduzida de Taylor Swift aqui. Ela mudou o jogo)

E não é porque são artistas independentes que eles são pequenos! Esse setor trabalha com bandas como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Adele, que são consideradas independentes. E se eles não fecharem contrato com a Apple será péssimo para o novo serviço. Além de todos os outros artistas novos que possuem selos indies e limitariam o serviço de streaming caso não participassem.

Que dia glorioso para a industria musical, não é?

COMENTE!