Header

‘AM’ É O ÁLBUM DE VINIL MAIS VENDIDO DA DÉCADA

David Bowie tem o single de vinil mais vendido da década, segundo a NME.

Sejamos sinceros. Não é nenhuma novidade dizer o quando a NME é apaixonada por Arctic Monkeys, mas esses dados são reais. Segue a tradução da matéria:

 

jjWda2I

 

Após o lançamento dos primeiros quadros de vinil de todos os tempos, coletando os singles e álbuns mais vendidos no formato ressurgente, a Official Charts Company nomeou o álbum de vinil e single mais vendidos da década.

‘AM’ do Arctic Monkeys, lançado em 2013, é o álbum de vinil mais vendido, seguido por ‘The King Of Limbs’ do Radiohead, ‘The Dark Side Of The Moon’ do Pink Floyd, ‘Random Access Memories’ do Daft Punk e ‘The Endless River’ também do Pink Floyd.

Enquanto isso, ‘Life On Mars’ de David Bowie, lançado como um disco de imagens para celebrar o seu 40º aniversário em 2013, é o single de vinil mais vendido da década. Seguido por ‘Love Me Do’, dos Beatles, ‘Telephone’ de Lady Gaga e Beyonce, ‘No Tears To Cry’/’Wake Up The Nation’ de Paul Weller e ‘Everyday is Like Sunday’ de Morrissey. Do top cinco dos singles, apenas dois ‘Telephone’ e o lançamento duplo A-side de Weller, eram novos nesta década.

High Flying Birds de Noel Gallagher foi revelado ontem estar por trás do álbum e single de vinil mais vendido até agora este ano (2015), com o LP ‘Chasing Yesterday’ e single ‘The Ballad Of Mighty I’.
Os novos quadros de vinil serão publicados todos os domingos às 19hs. Eles foram criados em resposta ao aumento das vendas de vinil ao longo da última década, e após a notícia de que em 2014 as vendas de vinil atingiram uma alta de 20 anos. Essa tendência continuou no primeiro trimestre de 2015, com as vendas de álbuns de vinil até 69% e single de vinil até 23%.

No primeiro Official Vinyl Singles Chart, o tributo do Underworld ‘Baby Wants To Ride’ ao falecido Frankie Knuckles, tomou ontem a posição número um. Creditado como Underworld vs Heller & Farley, o single também está levantando fundos para a Frankie Knuckles Trust e Fundação Elton John AIDS.
Karl Hyde do Underworld falou do quadro de vitória:

“Estamos honrados em ser o número 1 do Official Vinyl Singles Chart do Reino Unido. Vinil sempre foi uma parte extremamente importante do que fazemos como Underworld. Nós começamos a vender 12 de nossos registros da parte de trás de um carro. Este ainda é o nosso formato de escolha na compra de música e é fantástico que ele esteja sofrendo tal ressurgimento”.

Fonte : NME

E aí, merecido?

COMENTE!